quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Nós e o Itaú Cultural

O Itaú Cultural, situado em plena Avenida Paulista, é um dos nossos programas preferidos de final de semana. O espaço promove, no último final de semana de cada mês,  atividades direcionadas para as crianças, uma feirinha de troca de livros, Cds e DVDs, o cantinho de leitura e um espetáculo. Aliado a isso, o espaço tem sempre diversas exposições que podem ser visitadas - não necessariamente para crianças mas que elas podem apreciar também.
O programa vai das 14h até cerca das 17h quando termina o espetáculo. Os ingressos para o espetáculo são distribuídos gratuitamente a partir das 14h na bilheteria, logo à entrada do edifício. Não convém deixar para muito próximo da hora do espetáculo (16h) pois arriscam-se a não ter ingresso.
A atividade do dia inicia às 14h e está normalmente relacionada com o espetáculo que vai ocorrer mais tarde. No mais das vezes são oficinas, mas também pode ser contação de histórias, atuação de músicos, atores circenses ou outras tantas mais. O espaço é bem organizado e as atividades muito educativas e cativantes.
A feirinha de troca de livros, Cds e DVDs tem um conceito simples: leva-se de casa o que se quer trocar, e traz-se o que se escolheu disponível na banca da feirinha. Já a execução nem sempre é tão simples: para os pequenos, desapegar das suas coisas nem sempre é encarado de bom ânimo, mas tem sido um desafio conquistado a pouco e pouco aqui em casa e com muito bons resultados! A senhora responsável pela feirinha é de uma disponibilidade e simpatia admiráveis! Para além dos livros da feirinha, a criançada tem disponível alguns livros do acervo infanto-juvenil da biblioteca do Itaú, e é vê-los, esparramados nas almofadas ali espalhadas para a ocasião, a devorar os livros.
No último final de semana assistimos à peça Pedro e o Lobo, pelo teatro de bonecos Giramundo. Maravilhoso! Os bonecos, feitos de madeira, são de uma expressividade impressionante, muito bem construídos e muito bem manuseados pelos atores. Os atores, além da sua qualidade de interpretação, são atenciosos com as crianças: no final do espetáculo, permitem que os pequenos toquem nos bonecos, dêem abraços, beijinhos, tirem fotos com eles no colo, enfim, que interajam como quiserem e, paciente e generosamente aguardam que o espetáculo realmente acabe por esse dia.
Giramundo permanece no Itaú com uma exposição muito interessante sobre a construção dos bonecos e ainda realizará alguns espetáculos até meados de Janeiro. Imperdível!

Personagem Pedro, de "Pedro e o Lobo"

Sem comentários:

Enviar um comentário