sexta-feira, 30 de dezembro de 2022

Eu e os votos para 2023


 No Ano Novo, é comum discorrermos uma lista infindável de votos: alegria, paz, prosperidade, amor, realizações. Cada primeiro dia do ano parece conter em si a promessa de que tudo de mal que tinha para acontecer ficou no ano que passou, porque daqui para a frente são só coisas boas!

Mas sabemos que isso não é possível. Todos os anos têm coisas boas e menos boas. A vida é feita de uma dualidade constante e inevitável. A vida é, eternamente, mutável. Já diz o ditado popular "não há bem que sempre dure nem mal que nunca acabe".

Por isso, este ano, numa perspetiva mais realista do que vão ser os próximos 365 dias, eu quero desejar muita alegria e prosperidade, mas também muita resiliência para enfrentarmos os dias mais difíceis. Quero desejar amor e amizade, mas também que aprendamos a curtir a nossa própria companhia e a ser felizes nela. Quero desejar mais vitórias do que derrotas, muitas realizações, mas também coragem para nos reerguermos nas derrotas, que façamos delas degraus para chegar onde queremos. Quero desejar paz, mas também sabedoria e tolerância para gerir os conflitos. Quero desejar viagens e experiências, mas também que nos aventuremos a viajar para dentro de nós mesmos. Quero desejar muitos sorrisos e gargalhadas, mas também que não tenhamos vergonha de chorar as nossas lágrimas e que tenhamos quem nos ajude a secá-las. Quero desejar que encontremos o que procuramos, mas também que descubramos coisas novas que nos movam, e que estejamos abertos para que a vida nos surpreenda. Quero desejar que possamos construir coisas novas, mas também que tenhamos persistência para manter e recuperar as antigas. Quero desejar saúde, mas também que curemos as nossas feridas. Quero desejar sorte, mas também que os reveses não nos derrubem, que nada nos tire do nosso centro. Quero desejar um ano tranquilo, mas também que as dores que possam surgir não se transformem em sofrimento mas sim em crescimento e aprendizagem. Quero desejar festas, fogos de artifício, mas também que saibamos ouvir e usufruir do Silêncio. Quero desejar que o ano seja tudo o que sonhamos, mas também que tenhamos a força e a maturidade para lidar com o que não previmos. Quero desejar que tenhamos as coisas que desejamos, mas também que saibamos aceitar aquilo que não vier até nós - afinal, há males que vêm por bem. Quero desejar que, daqui a um ano, possamos sentir-nos gratos por tudo o que foi, por tudo o que deixou de ser, e por tudo o que não chegou a ser, pois tudo terá feito de nós a pessoa que seremos daqui a um ano. Quero desejar que tenhamos esperança e Fé, que saibamos deixar-nos guiar por uma Força Maior, mas também que tenhamos ação, que nunca nos faltem forças para lutar, para fazer o trabalho duro de cada dia. Quero desejar que conquistemos as nossas metas, mas também que possamos usufruir do caminho até lá chegar. Que sejamos felizes mesmo quando nos faltarem razões para isso, e sejamos serenos mesmo no meio de um furacão. Que as nossas perdas não nos quebrem, mas nos abram a novas possibilidades. Que não nos falte nada, e sejamos tudo. Sim, acima de tudo, quero desejar que, neste ano, sejamos tudo aquilo que podemos Ser, que sejamos a melhor versão de nós mesmos, com todas as nossas qualidades e defeitos, que sejamos realmente quem nascemos para ser neste Mundo!
Que 2023 seja um ano memorável: o ano em que fizemos mais e fomos melhores (do que nós mesmos em qualquer ano até aqui).
Um 2023 pleno.


Sem comentários:

Enviar um comentário