quinta-feira, 11 de julho de 2013

Nós e as reclamações

Há tempos que ando para escrever sobre isto, porque foi uma coisa que me impressionou Acho que estou mal habituada porque em Portugal - pelo menos em Lisboa - não são raras as vezes em que pedimos o livro de reclamações e nos acontecem coisas como: "ah, isso não é comigo, é com o fulano" "Tudo bem, então peça ao seu colega, por favor." "Oh sicrano, tu sabes onde está o fulano? Espere aí, é só um segundo." Aguardamos e vem o fulano. "Estamos sem livro. O outro acabou e ainda não foi substituído." Na melhor das hipóteses, dão-nos logo o tal do livro, escrevemos tudo o que nos indigna e, no final, recebemos um mero "ficou registado." Ah, 'tá. Ok. Ótimo. Ainda assim, é bom que façamos a nossa parte, que exerçamos a nossa cidadania. Em Portugal, a única vez que tivemos um retorno positivo foi na - sim, vou dizer a marca - Chicco. O carrinho de passeio do Mateus tinha defeito. Depois de terem tentando corrigir o problema por duas vezes, e de termos falado, escrito email, etc, optaram por o trocar por outro do mesmo modelo. Continuou a dar problemas. Trocaram todo o conjunto trio de carrinho de passeio, alcofa e ovinho por um outro conjunto de outro modelo - diga-se, melhor até do que aquele que tínhamos adquirido e que já tinha saído da linha de produção.
Ora, aqui no Brasil, há cerca de um mês, resolvemos fazer uma reclamação no site da - sim, também vou dizer a marca- Sadia. Escrevemos tudo o que entendemos, da forma mais clara e concreta e, no final...apareceu uma mensagem parecida com "ops, ocorreu um erro, mas fique com esta receita de brinde." Satisfeitos com o ocorrido, fizemos um texto parecido com o que tínhamos acabado de redigir e publicámos num conhecido site de reclamações. Pois, pasmem-se: no dia seguinte recebemos uma chamada do SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente) da Sadia. Tinham tomado conhecimento da nossa reclamação, quiseram saber mais detalhes "para que melhorias sejam efetuadas" e deixaram-nos à escolha que produtos gostaríamos que nos fossem levados a casa para ressarcir dos outros em questão. Dia e hora marcados, e nós, confesso, ainda com alguma incredulidade, vemos o motoboy chegar com os ditos produtos. Cinco estrelas! Na reclamação que fizemos no dito site, relatámos de forma elogiosa a ação subsequente da marca, e fizemos questão de ligar ao SAC da Sadia e, da mesma forma, elogiar o trabalho. Porque se é nosso dever reclamar e exigir os nossos direitos, também deve ser elogiar o bom serviço que nos é prestado. Mais uma vez, aqui fica o meu elogio.

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