quinta-feira, 18 de maio de 2023

109-365

 


Há vários alunos meus que têm piano digital. Quando são mais novos, adoram explorar os diferentes timbres que o instrumento permite. Às vezes, de tanto apertar em tantos botões em sequência, o piano fica "travado" em alguma funcionalidade que não nos permite trabalhar. Solução: "Joana, só desligar aqui e voltar a ligar que se resolve." Qual de nós nunca fez isso com o computador ou o telemóvel? A coisa trava, não vai para trás nem para a frente, às vezes parece até uma causa perdida. Escolhemos "reset" e tudo se resolve, como num passo de mágica, destrava, volta a funcionar normalmente.
Às vezes, um simples "reset" é tudo aquilo de que precisamos para revigorar a nossa energia e a vida voltar ao rumo certo.
Exponha-se ao sol da manhã. Contemple a luz da aurora, nas suas belas cores, depois feche os olhos e sinta o sol acariciar a sua pele. O sol é, claro, uma excelente fonte de energia.
Faça um passeio na natureza, contemple-a. As nuvens no céu, a lua, o nascer ou o pôr-do-sol, uma árvore, uma flor, o mar. Encontre a beleza de todas as coisas. Se possível, tome um banho no mar ou rio, ou apenas sinta a água molhar-lhe os pés.
Tome um banho gelado. Estão cientificamente comprovados os benefícios de se expôr ao frio. Ajuda, inclusivamente, em quadros de depressão pelo alto grau de impulsos elétricos que se geram a partir do contato da pele com o frio. Também o fortalece, mentalmente, para gerir melhor situações de stress.
Caminhe na relva ou na areia da praia.
Faça algum exercício físico. Exercício físico libera hormónios "da felicidade" e reduz níveis de stress no corpo. A energia do corpo muda pelo simples facto de o colocarmos em movimento. Não tem de ser exercício pesado. Faça uma caminhada, movimente-se com yoga, tai chi, qigong ou até mesmo faça uma massagem. Tudo o que colocar as suas energias em movimento, vai ajudá-lo a "reiniciar". Dance! Escolha "aquela" música que o motiva e dance como se ninguém estivesse a ver, sem filtro, deixe que o corpo se expresse livremente.
Leia um livro inspirador, veja aquele filme ou documentário que o faz acreditar que tudo é possível (biografias são boas opções), ou mesmo vídeos motivacionais (por exemplo Jay Shetty ou Joe Dispenza). Ouça, em loop, "aquela" playlist repleta de músicas que falam à sua alma.
Escreva. Escrita livre é uma excelente forma de deixar fluir as emoções e o turbilhão dos pensamentos, o que abre espaço para renovar energia.
Falar também ajuda. Desabafe com amigos queridos ou familiares com quem sinta total à vontade. Dizer as coisas em voz alta ajuda a articulá-las e, até, exorcizá-las.
Ria! Rir é um excelente remédio. Encontre formas de se rir de si mesmo, das situações que o angustiam. Encare tudo com humor.
Faça um detox: abdique de álcool, açúcar, excesso de produtos industrializados que são fonte de desequilíbrio no nosso corpo.
Faça, diariamente, uma lista com coisas pelas quais se sente grato e sinta essa gratidão com a maior profundidade possível.
Usufrua da companhia e carinho do seu animal de estimação: é uma ótima forma de liberar ocitocina e reduzir níveis de cortisol, ou seja, diminui stress e ansiedade e fá-lo sentir bem-estar e amor.
Faça uma mudança de visual. Às vezes, um simples corte de cabelo já muda a forma como se apresenta no mundo, e isso é suficiente para mudar a sua energia. A própria postura que adopta muda a sua energia: não se curve, não descaia os ombros. Olhe mais para o céu do que para o chão.
Faça uma arrumação na casa, na caixa de e-mail, na sua mente: livre-se do que não lhe serve mais.
Viaje, se possível. Lugares diferentes (ou voltar a lugares que têm significado para si) são ótimos revigorantes!
Respire. Através da respiração obtemos o oxigénio que é fonte de energia das nossas células. Através da respiração, conectamo-nos com o nosso corpo. A respiração é uma ponte entre mente e corpo. Breathwork pode ser uma atividade surpreendentemente energizante (e reveladora)!
Reze. Medite. Procure ouvir-se no silêncio, encontrar-se, sintonizar-se consigo mesmo. Ouça o que o silêncio tem para lhe dizer. Sinta, na sua imobilidade, a energia fluir no seu corpo.
Experimente. Pesquise. Conheça-se, perceba qual destas atividades (ou outra) mais o nutre e...reinicie!

Sem comentários:

Enviar um comentário