domingo, 9 de abril de 2023

O que Jesus faria (18)

E ao terceiro dia, Jesus ressuscitou. Depois de todo o sofrimento, toda a humilhação, enfim, venceu o mundo. Renasceu. Glorificado. Ao reencontrar os seus discípulos, "Disse-lhe Jesus: Porque me viste, Tomé, creste; bem-aventurados os que não viram e creram!" (O famoso "ver para crer" de São Tomé.)

"Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos. Amém!"
E até hoje, os ensinamentos de Jesus são divulgados e difundidos em todo o mundo. São atemporais. Na verdade, são cada vez mais necessários num mundo cada vez mais capitalista, individualista, incerto, com grandes doses de desorientação que se refletem na extrema violência que vemos acontecer todos os dias. Que excelente oportunidade revisitá-los na época da Páscoa! Podemos aprender e inspirar-nos com a vida de Jesus, os exemplos dele, os seus ensinamentos. (Assim como outros Mestres ao longo da História, como Buda, Krishna, Lao Tsé). Mas o desafio é colocá-los em prática. Senão, são apenas palavras bonitas, mas vazias. O que torna as palavras vivas é experenciá-las, trazê-las para a vida real. Dizer que devemos amar-nos uns aos outros, não julgar os outros, é fácil. Mas colocar em prática? Desafiante.
Podemos sempre perguntar-nos, o que Jesus faria?

Sem comentários:

Enviar um comentário