quarta-feira, 14 de fevereiro de 2024

Eu e Jagged Little Pill

 Esta semana vi no HBO o documentário sobre o álbum "Jagged Little Pill" de Alanis Morissette. Para mim que, sem a menor hesitação, o elejo como um dos melhores álbuns de todos os tempos, adorei mergulhar nos bastidores do álbum e da sua tourné mundial. Vemos uma Alanis madura, sorridente e bem humorada, a contar a história de uma Alanis jovem, com um qué de rebeldia, que inspirou gerações de mulheres com a sua autenticidade.

Lembro-me de "Jagged Little Pill" ter ganho alguns Grammys quando mal sabíamos quem era Alanis Morissette. Creio que só após essa entrega de prémios eu comprei o CD. Em plena adolescência, fui-me apaixonando por uma música atrás da outra. Até hoje, continuo a adorar ouvi-las. Algumas são verdadeiros hinos para mim. Músicas bem escritas, poderosas, cheias de energia e com letras que nos trespassam. Logo a primeira do CD, é impossível dizer quantas vezes a ouvi! E, com o passar dos anos, ouço-a de formas diferentes. Versos diferentes reverberam cá dentro. E aquele silêncio mais para o final da música, sempre me atravessou! Assim como Ironic, You learn, Perfect, Hand in my pocket. Quantas vezes, na Faculdade de Direito, eu rabisquei nas bordas das folhas do caderno "I'm lost but I''m hopeful" ou "I'm tired but I'm working"? E como sinto na pele, a cada dia que passa desde que fui mãe "I have no concept of time other than it is flying"? E, sim, estamos sempre a aprender: You live, you learn, You love, you learn, You cry, you learn
You lose, you learn, You bleed, you learn, You scream, you learn. Mas "life has a funny way of helping you out" e "everything's gonna be fine, fine, fine".
Continua a ser uma verdadeira terapia para mim cantá-las a plenos pulmões - ou, tecnicamente, a pleno diafragma.
E o que dizer da versão acústica que Alanis fez anos mais tarde? Maravilhosa.
Para quem curtiu "Jagged Little Pill" nos anos 90, recomendo vivamente este documentário. É uma visita ao passado, à luz do presente. "You oughta know"...

Sem comentários:

Enviar um comentário