sábado, 10 de junho de 2023

122-365

 



Hoje comemora-se o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. Eu sou do tempo em que, ao responder "sou de Portugal", me era, muitas vezes, devolvido o clássico "Ah, sei, lá na Espanha, não é?" "Não...Ė Portugal mesmo." "Exato, Portugal não é uma parte da Espanha?" Não, pá! Portugal é um país! Desde 1143 que não somos parte da Espanha! (Com um tropeço de perda da independência pelo caminho na dinastia dos Filipes de Espanha.)
Somos um país pequeno, é certo. Minúsculo quando comparado com países como o Brasil ou os Estados Unidos da América. "À beira-mar plantado" como costumamos dizer. Pacato, tranquilo, de muita beleza natural. Uma das minhas coisas preferidas em Portugal é a cor e a luz do céu de Lisboa. Magnetizante. Indescritível. Principalmente o azul metálico do final de tarde/começo da noite. E o que dizer do pôr-do-sol no mar? Guardo as cores de Portugal em mim. Hoje, no seu dia, celebro as suas cores, perfumes e sabores, a sua poesia tão bem descrita por tantos poetas admiráveis. Este país, "cantinho da Espanha, com todos os seus problemas e defeitos, mora no meu coração. 

Sem comentários:

Enviar um comentário