sexta-feira, 23 de junho de 2023

130-365

 


Lembro-me de, após uma audição de piano, ter recebido uma lembrança e um cartão da minha professora de piano que dizia "Que encontres tudo o que procuras na vida." Não me lembro exatamente que idade tinha, mas creio que por volta de 12 anos e, naquele momento - e durante muito tempo - aquela frase foi um baque para mim. Como poderia encontrar alguma coisa se eu nem fazia a menor ideia do que estava à procura? O que é suposto procurarmos na vida? Genericamente, pareceu-me que seria felicidade. Mas o que seria isso? Onde se encontra? Onde está? Hoje, ao completar 42 anos nesta aventura de andar pelo espaço a dar voltas ao sol, abraço a frase de Espinoza:

Ser quem somos
E tornarmo-nos quem somos capazes
De nos tornar
É o único propósito da vida.

Baruch Spinoza

Hoje eu sei exatamente do que estou à procura e onde o encontrar. Estou à procura de "despir-me do que aprendi, esquecer-me do modo de lembrar que me ensinaram, e raspar a tinta com que me pintaram os sentidos, desencaixotar as minhas emoções verdadeiras, desembrulhar-me e ser eu" (Alberto Caeiro), nada mais nem nada menos do que isso: exatamente quem eu nasci para ser. Sadhguru diz que se não fazemos o que não temos capacidade para fazer na vida, tudo bem, mas se não fazemos o que somos capazes de fazer, a nossa vida é uma tragédia. Então, é essa a minha busca: ser exatamente quem eu sou, construir-me na minha melhor versão possível e transbordar isso no mundo, criando exatamente aquilo que nasci para criar. "A única saída é para dentro." (Sadhguru) Quanto mais mergulho dentro de mim, mais o mundo inteiro entra no meu peito! E talvez seja isso o que mais tenho vontade de partilhar com o mundo. Eu não construí posses, riqueza nem coisas materiais, mas sinto-me rodeada de verdadeiros tesouros, todos os dias. Aprendi que não é aquilo que vemos que mais importa, mas a forma como olhamos para as coisas. "Só há duas maneiras de viver a vida: a primeira é vivê-la como se os milagres não existissem. A segunda é vivê-la como se tudo fosse milagre." Clara e inequivocamente eu escolhi - sim, é uma escolha ao alcance de todos - viver da segunda forma. Eu gostava que todos pudessem ver o azul do céu, a flor, o carinho de quem se ama, o sol que nos aquece, a chuva que dança ao cair, a música que nos trespassa, o pôr-do-sol que encanta, o ar que entra incessantemente nos nossos pulmões, a lua, o mar, o vento no rosto, a energia que corre no nosso corpo, a raíz da árvore que rompe a calçada, as folhas e flores que formam tapetes no chão, o milagre da vida que acontece todos, todos os dias, a cada segundo, a cada momento, agora, aqui, em mim, aí em ti, em toda a nossa volta! Nós somos parte do milagre! Nós somos o milagre! "Somos miniaturas do universo. Em nós há todo o mapa da existência."(Osho) Somos todos uma Parte (única e inigualável) do Todo. Não tenha medo de olhar para dentro, de se deixar envolver pelo silêncio. É nesse lugar que o Divino nos toca e o coração se abre e, então, ao abrir os olhos, vai encontrar um mundo novo, cheio de milagres!
Hoje, agradeço pela Vida que me anima há 42 anos, pelo absoluto privilégio que é estar aqui. Nem sempre é fácil, nem sempre há ânimo ou motivação mas, enquanto aqui estiver, sei que sempre vou encontrar o caminho de volta, porque agora já sei do que estou à procura. E, a cada dia, vou(-me) encontrando um pouco mais. 

Sem comentários:

Enviar um comentário