terça-feira, 17 de janeiro de 2023

17-365

 



Respiramos, inconscientemente, as 24 horas do dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano. Um processo fisiológico, essencial para manter o corpo, em que trocas gasosas ocorrem a uma velocidade inacreditável. Não nos apercebemos, na grande maioria das vezes, o quanto a nossa respiração se altera consoante o nosso estado de espírito. Em momentos de grande stress, preocupação, nervoso, como fica a nossa respiração? Ofegante, curta, acelerada. Em momentos de relaxamento, tranquilidade, amorosidade, como fica a nossa respiração? Mais profunda, coerente, estável. Se a nossa respiração se altera consoante as nossas emoções, parece lógico que o inverso também aconteça: podemos, através de uma respiração consciente, alterar o nosso estado de espírito. Isto porque, como algum sábio disse, "a respiração é a conexão entre o seu corpo e o seu espírito" - e, na Bíblia, lê-se "E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em seus narizes o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente."
Repare como os jogadores de futebol respiram antes de marcar um penalti ou um livre direto, ou como os jogadores de basquete respiram antes de um lance livre. De alguma forma, intuitivamente, já sabemos que a respiração nos ajuda a entrar no nosso eixo. Com as técnicas adequadas, podemos fazê-lo conscientemente, a qualquer momento.
Técnicas de respiração são utilizadas na tradição do yoga há milhares de anos, para os mais variados fins. Qi Gong também é composto de exercícios de respiração consciente. Hoje em dia, há inúmeros especialistas em breathwork e estudos que comprovam a sua eficácia para lidar com problemas como tensão alta, insónia, ansiedade e até liberação de traumas. Se é uma pessoa céptica, pare para pensar que a respiração é e provoca reações químicas no nosso organismo: por exemplo, a forma como respiramos, define a quantidade de oxigénio que chega às nossas células o que, por sua vez, altera a forma como as nossas células produzem a sua energia. Nós somos uma imensa cadeia de reações químicas. Até as nossas emoções correspondem à liberação de diferentes químicos! Não é incrível pensar que uma coisa tão simples como a nossa respiração pode ser responsável por nos levar a produzir, conscientemente, reações químicas no nosso organismo? Os efeitos podem ser surpreendentes. Especiais. Então, respire. Faça as suas experiências químicas. Respire.

(Para aprofundar o assunto, citando apenas alguns, visite as páginas de Wim Hof, Juan Pablo Barahona - JuanPa - e Cadu Cassaú.)


Sem comentários:

Enviar um comentário