quinta-feira, 19 de janeiro de 2023

19-365


Hoje fiquei a assistir ao treino do meu filho. Outra mãe estava lá com a filha mais nova - talvez uns 4 anos. A menina, irrequieta, saudavelmente ativa e alegre, pulava, dava cambalhotas, tentava imitar os exercicios que os meninos faziam, fazia uma elegante quase-ponte, explorava novas acrobacias, demonstrava uma enorme flexibilidade. Sentia-se claramente confortável em posições impossíveis para a maioria de nós. Divertia-se com elas, sem que qualquer medo aparentasse manifestar-se. Quando percebeu que a observava, abriu-me um sorriso e começou a partilhar comigo os seus feitos "Olha só o que eu sei fazer!" Toda feliz mostrava uma e outra acrobacia. Sorria e conversava comigo como se já me conhecesse há um bom tempo. Lembrei-me de quando era criança e eu mesma passava os dias a desafiar o meu corpo a realizar coisas cada vez mais complexas. Lembro-me da felicidade e da liberdade que sentia. Lembro-me de aceitar cada desafio de mente aberta, sem medos ou hesitações: cada dia que eu entrava no ginásio eu só queria aprender, aprender, aprender. Lembro-me como éramos esponjas, sempre prontas para novos vôos. O nosso corpo respondia com flexibilidade e maleabilidade.

Com o tempo, não só o corpo tende a enrijecer, mas a nossa mente também: temos dificuldade em aceitar desafios, em acreditar que podemos mudar, em confiar nos outros, vivemos confinados em limitações que nós mesmos criámos. Mas aquele sede de liberdade, de nos superarmos, continua viva em nós. Muitas vezes, só temos medo de a ouvir, ou expressamo-la de formas torpes - por exemplo, em vícios que parecem libertar--nos mas, na verdade, escravizam-nos. O nosso corpo não está condenado a ser como está. Com disciplina e trabalho, ele pode soltar-se cada vez mais e abrir novas amplitudes em nós. E a nossa mente, por mais rígida e inflexível que possa parecer, também é passível de ser modificada. Ninguém está condenado a ser preguiçoso, medroso, ansioso, arrogante, o que quer que seja, pelo resto da vida. Se pudesse mudar alguma coisa em si mesmo, o que seria? Pois comece hoje, com um passinho de cada vez. Comece hoje com a decisão e a certeza de não estar limitado seja ao que for. A essência de tudo na vida é mudança. Por que seria diferente connosco que somos parte integrante de tudo o que nos rodeia? A rigidez não é uma sentença.

Sem comentários:

Enviar um comentário