quinta-feira, 26 de janeiro de 2023

26-365

 


É difícil dizer quando uma amizade começou. Foi quando nos conhecemos? Quando conversámos pela primeira vez?Qual foi o momento das nossas vidas em que podemos dizer "a nossa amizade começou aqui"?
Algumas pessoas parece que sempre fizeram parte da minha vida. Não faço a mais pequena ideia quando as vi pela primeira vez, nem quando nos aproximámos.
Lembro-me de estarmos as duas no coro da escola. Talvez seja a memória mais antiga da nossa amizade embora, nessa época, não fôssemos ainda amigas. Depois começámos a ser colegas no piano. Adiantamos um pouco na história - porque, lá está, é tudo uma grande nebulosa - e lá estávamos nós, o nosso grupo do piano, a incentivarmo-nos uns aos outros, a rir dos nossos medos, a partilhar as nossas dúvidas. As nossas horas de pré-audição eram épicas! Nunca competimos, sempre torcemos genuinamente uns pelos outros.
Ali, foi realmente o começo da nossa amizade, embora seja impossível precisar o momento exato em que isso aconteceu.
Desde aqueles tempos, foi crescendo, entre nós as duas, um afeto, carinho e confiança que fez com que a nossa amizade florescesse e sobrevivesse a tempos e distâncias. Houve momentos de maior afastamento mas, sempre que voltávamos a falar, era como se tivéssemos estado juntas no dia anterior! A nossa cumplicidade tornou-se inabalável. Estivemos juntas em momentos bons - quantos ataques de riso já tivemos juntas? - e maus. Por vezes, fomos, uma para a outra bússola e tábua de salvação. O mais curioso de tudo é que, foi no período em que cada uma de nós estava emigrada em outro país, a milhares de quilómetros uma da outra, que a nossa amizade mais se fortaleceu. E, hoje, quero celebrar essa amizade que é, para mim, um verdadeiro porto-seguro, de valor incomensurável. Celebro a tua presença, o tempo precioso do teu dia que tiras para me perguntar se está tudo bem. Celebro o espaço de abertura e respeito mútuo que cultivámos e que nos permite, com total segurança, sermos quem somos, sem julgamentos, sem cobranças. Celebro o teu incentivo, as dicas, as críticas feitas de forma tão cuidada. Celebro os livros, filmes e todas as demais descobertas que partilhamos e comentamos. Celebro, e tenho muito orgulho, no teu percurso, nas tuas realizações, nos teus sonhos, no teu talento. Celebro as tuas qualidades humanas, a tua empatia, a tua força, a capacidade admirável que sempre tiveste de pensar pela tua própria cabeça.
Celebro o facto de te saber aí. De nos sabermos aqui. Contigo, acima de tudo contigo, aprendi que "não há longe nem distância" entre verdadeiros amigos. Sou grata por os 8000 km que nos separam atualmente não te terem afastado ou desanimado. Sabes que podes sempre, sempre contar comigo. (Eu sei que conto contigo também.) Espero que este ano seja maravilhoso para ti! Que possas viver Hoje de forma incrível, e cada Hoje que lhe suceder. Mereces muito! E eu sei que vais ser muito, muito feliz. Estarei lá para o celebrar. Feliz aniversário, senhora dona!

Sem comentários:

Enviar um comentário