domingo, 29 de janeiro de 2023

29-365


Sabem a máxima de "vemos o mundo pelas nossas lentes e não como ele é"? Ontem estava a brincar de "guerra de água" com o meu filho. No final da brincadeira, já totalmente encharcados, o Mateus encheu um dos balões e disse "vamos desenhar no muro: water drawing." Apontou o balão para o muro, e foi deixando esguichar água do balão. A água ia formando uma mancha mais escura no muro. Ele perguntou-me o que eu via naquela forma. Ainda estava a descrutinar alguma coisa quando ele exclamou "Já sei! É um Among Us!" Verdade, assemelhava-se ao formato do personagem do popular jogo Among Us. Foi aí que parei para pensar: as "formas" que vemos por aí são reflexo daquilo que já conhecemos. Esguichou mais água noutra parte do muro e, desta vez, fui eu que vi com clareza "um jogador a dar um pontapé de bicicleta". O Mateus discordou "para mim parece só uma pessoa deformada..." Eu adoro futebol e o Mateus não gosta. Parei para pensar outra vez: as "formas" que vemos por aí refletem os nossos gostos e aversões.
O mundo que percebemos, depende das "lentes" que usamos para o observar. As nossas lentes têm o colorido das nossas experiências, do que já conhecemos, do que gostamos e não gostamos, das nossas crenças, dos nossos medos. Ninguém vê um mundo objetivo, cada um de nós vê o seu próprio mundo. (Por exemplo, para algumas pessoas o mundo é um lugar perigoso, cheio de ameaças, para outras o mundo é um lugar bonito e cheio de oportunidades.) Se a visão que temos do mundo depende das lentes que usamos, então, isso significa que não estamos fadados a ver o mundo da forma que sempre vimos. Podemos mudar as nossas lentes e, com isso, perceber um mundo diferente! Escolher lentes mais bonitas, que nos façam ver um mundo melhor, mais colorido, talvez com mais esperança e alegria. Se podemos mudar as lentes que usamos, a questão mais importante é: que mundo escolhemos ver? Comece hoje, agora: escolha, cuidadosamente, em que mundo deseja viver. Ele já existe aí. É só aprender a observá-lo através das lentes certas. 

Sem comentários:

Enviar um comentário