terça-feira, 11 de julho de 2023

139-365

 


O Mateus tem umas caixas cheias de todo o tipo de peças de lego. São aos milhares, de todas as formas e cores! Ontem, ele quis remontar uns robots e pediu a minha ajuda. Como eu não tenho o menor jeito nem criatividade para montar essas coisas, eu fico com a tarefa de procurar a matéria-prima: as peças necessárias. Virámos a caixa e começamos a operação. Ele precisava de umas peças muito específicas, pretas, para encaixar os braços e pernas do robot. No meio daquele oceano de peças, parecia quase uma missão impossível encontrá-las. Mas foi aparecendo uma, e outra, e os robots foram ganhando forma. Até que ele me perguntou "por acaso viste por aí uma peça parecida com esta?" E eu respondi "não faço ideia, estava focada naquelas pretas, então nem reparei bem no resto que me ia passando pelas mãos." E essa frase, fez-me parar. O meu foco e atenção estavam naquelas peças pretas. Única e exclusivamente. Tudo o resto passava-me diante dos olhos como um emaranhado ao qual eu nem procurava dar forma ou sentido. Eu só "via" as peças pretas. Embora dezenas de peças me passassem pelas mãos e visão, eu não "absorvia" nenhuma a não ser que se assemelhasse minimamente com aquelas que eu tinha escolhido observar. As outras simplesmente deixaram de existir para mim naquele momento. Estavam à minha frente, mas eu não as percebia.
Fazemos isto todos os dias, na nossa vida, sem refletir. O que é que está na nossa realidade? O que é que vemos à nossa volta? O que é que aparece diante dos nossos olhos? Passam milhares de "peças" por nós todos os dias, mas nós não vemos. Apenas reparamos naquilo que a nossa atenção permite. É a nossa atenção que gera as lentes através das quais vemos a realidade. Somos co-criadores de tudo o que aparece na nossa vida. E isso é uma boa notícia: temos o poder de mudar tudo. Começa com uma decisão: em quais "peças" quero colocar a minha atenção? O que é que eu escolho ver?

Sem comentários:

Enviar um comentário