quarta-feira, 1 de março de 2023

60-365

 


Uma coisa boa de ajudar o Mateus com os estudos é relembrar uma série de coisas que eu mesma estudei e já não me lembrava. É uma espécie de reciclagem de conhecimentos. Em Ciências, o ano passado falou das leis de Newton. Dessa matéria, todos guardamos alguma noção. Mas a terceira lei de Newton deixou-me uma reflexão. A lei afirma que a toda a ação corresponde uma reação de igual intensidade, mas que atua no sentido oposto. Um dos exemplos que ele estudou foi o de caminhar. Quando caminhamos, empurramos o chão para trás com o pé, e o chão, por sua vez, "empurra-nos" para a frente. Eu confesso, no auge da minha ignorância, nunca tinha pensado na ação de caminhar dessa forma. Depois de ver essa matéria com o Mateus, dei por mim a reparar nesse gesto enquanto caminho. Fiz até a experiência: se ficarmos em pé, com os dois pés paralelos, e fizermos unicamente o gesto de levantar um pé e o levar para a frente, não saímos do mesmo lugar. É necessário que o outro pé empurre o chão para trás para que consigamos ir para a frente. E aí veio-me a tal reflexão: na nossa vida, a terceira lei de Newton também se manifesta, porque só conseguimos seguir adiante se "empurrarmos" algumas coisas para trás. Quantas vezes temos mágoas, medos, ressentimentos que nos pesam e prendem ao mesmo lugar? Às vezes, é preciso ter coragem, e empurrá-los para trás para nos catapultarmos para a frente. Hoje é o primeiro dia de um novo mês. É uma excelente oportunidade para refletir: o que está disposto a empurrar para trás (porque já não lhe serve, ou não lhe faz bem) hoje para se projetar para a frente (em direção à sua felicidade) neste novo mês?

Sem comentários:

Enviar um comentário