sábado, 11 de março de 2023

70-365

 


A minha avó materna adorava contar histórias. Passei horas deitada na cama dela a ouvir as mesmas histórias, contadas e ouvidas com o mesmo entusiasmo. Sempre que passava uma tarde ou um dia com ela, uma parte do tempo era passada com ela a contar-me alguma coisa que tinha visto na televisão e tinha adorado: um filme, um episódio da telenovela, série, reportagem. "Ontem vi um filme tão bom!", dizia ela toda feliz. E, com riqueza de detalhes e um fascínio evidente, contava a história. A minha avó ficava genuinamente feliz por partilhar com alguém alguma coisa que ela tinha achado interessante, divertida ou inspiradora. Eu acho que herdei isso dela. Aqui em casa, cada vez que eu começo, "Esse filme é maravilhoso! É sobre...", eles queixam-se "Vai contar o filme inteiro..." Eu adoro partilhar dicas de filmes, documentários, livros, músicas, palestras porque gosto de acreditar que podem suscitar nos outros o mesmo impacto que tiveram em mim. Eu, como a minha avó, fico feliz ao partilhar alguma coisa que aprendi. Fico feliz se alguma coisa que partilhei ajudou alguém de alguma forma. A minha avó também sempre me contou muitas histórias sobre a vida dela. Algumas histórias eram caricatas, engraçadas, outras eram carregadas de lições. Ela sempre quis, através do seu exemplo, evitar-nos erros e sofrimentos desnecessários. Esta, na verdade, é uma forma muito eficaz de nos relacionarmos com os nossos filhos, como sugerido pelo psiquiatra Augusto Cury. É importante que os nossos filhos nos vejam como somos: pessoas que também tiveram (e têm) dúvidas, também erraram (e erram), não têm todas as respostas e continuam a aprender. E aprender é, sem dúvida, uma coisa que me move, e também me movimenta internamente. Ao ponto de transbordar na vontade de ensinar. Eu sempre tive muitas dúvidas na vida, nunca soube bem que caminho profissional seguir, mas se há coisa que eu sempre gostei de fazer foi passar adiante o que aprendo. Afinal, em bom e velho português de Portugal "somos uns para os outros."

Sem comentários:

Enviar um comentário