terça-feira, 7 de março de 2023

66-365

 


Hoje é o aniversário (71 anos) da morte de Paramahansa Yogananda. Um iogue que nasceu na Índia e foi um dos primeiros a levar os ensinamentos do yoga ao Ocidente (Estados Unidos da América).
Há cerca de 10 anos atrás, uma amiga indicou-me a leitura de "Autobiografia de um iogue". Não passei das primeiras páginas. Era demasiado para eu conseguir absorver. Tentei novamente mais uma, duas vezes. Não passei dos primeiros capítulos. Não era o tipo de informação que eu tivesse capacidade para digerir naquela altura. Em 2018, comecei a interessar-me por autoconhecimento, a ler vários livros, conhecer vários autores, e o nome de Yogananda ia aparecendo repetidamente. Dei uma nova oportunidade ao livro e, dessa vez, foi uma leitura absolutamente transformadora. Tanto que o releio todos os anos desde então. (Mais tarde, descobri que era o único livro que Steve Jobs tinha no seu Ipad e que quem foi ao seu funeral ganhou um de presente.)  Ao ler o livro, percebi o quanto de influência grandes êxitos como Matrix e Star Wars, por exemplo, tiveram da sabedoria do yoga. Inequivocamente. O quanto a linguagem da ciência mais moderna (física quântica) está a aproximar-se do que essa sabedoria já defendia há milhares de anos. Tudo isso, foi criando pontes para que eu caminhasse em direção ao yoga. Aquilo que eu questionava, aquilo em que eu já acreditava, encaixou-se perfeitamente na linguagem do yoga.
Yogananda escreveu inúmeros livros, além da sua Autobiografia, todos eles cativantes, repletos de ensinamentos. A devoção de Yogananda a Deus e Jesus Cristo é inspiradora. É um sábio, na verdadeira acepção da palavra. Um sábio cujo propósito de vida, além da sua comunhão com Deus, foi conduzir os outros a esse mesmo conhecimento. A sua missão foi levar o yoga ao mundo. O seu sonho era ver um mundo de entendimento entre todos, independentemente de nacionalidade ou religião. As suas palavras continuam a inspirar pessoas pelo mundo inteiro até hoje. (E continuarão por muitos e muitos anos.)

Sem comentários:

Enviar um comentário