sábado, 18 de março de 2023

77-365

 


Em 2019 vi, pela primeira vez, uma entrevista de Sadhguru. Comecei a acompanhar o trabalho dele e li, da sua autoria, "Engenharia Interior".
Há um conceito fulcral defendido por Sadhguru que eu acho profundamente transformador: responsabilidade. Não temos escolha em relação às coisas que nos acontecem na vida, mas temos escolha na forma como respondemos. A nossa capacidade de responder é a nossa responsabilidade. Isto é um conceito revolucionário porque nos devolve poder: não somos meras vítimas das circunstâncias. Quando dizemos "Ah, mas o meu trabalho/marido/filho/pai, etc", "mas a economia/política/trânsito etc", ficamos numa situação vulnerável: os outros ou as situações têm poder sobre o nosso estado de espírito. O que é exterior a nós dita a forma como nos sentimos internamente. E mais ainda: reagimos de forma automática (inconsciente) a esses estímulos exteriores sob a justificação de que "a culpa é dos outros". Gritamos, enervamo-nos, reagimos de forma exagerada mas apenas porque " Fulano faz-me perder as estribeiras!", "sicrano deixa-me com os nervos à flor da pele", "beltrano sabe como me irritar!", "este trânsito dá cabo de mim", " o trabalho é stressante." A culpa é dos outros. E enquanto acharmos que somos assim e reagimos assim porque os outros nos colocam nesse lugar, somos reféns dele(s). Todos concordamos que há pessoas e situações muito desafiadoras. Não se trata de minimizar esse facto, mas de assumir a nossa responsabilidade - capacidade de responder - perante ele. "Como os outros são, é escolha deles. Como eu sou é escolha minha. Não importa o que os outros façam, ninguém pode deixar-me zangado, feliz ou infeliz. Mantenho esses privilégios para mim mesmo." (Sadhguru) Buda também dizia algo como "se lhe atirarem uma tocha em fogo [palavras, ações], seja como a água que a apaga." Quando assumimos que a resposta que damos às situações está na nossa mão, recuperamos o nosso poder criativo. Não somos vítimas da vida, mas (co-)autores dela. 

Sem comentários:

Enviar um comentário