sexta-feira, 3 de fevereiro de 2023

34-366

 


A minha professora de piano dizia "se tu te emocionares, os outros também se emocionam". O meu professor de piano na faculdade dizia "acreditas no que acabaste de tocar? Se não acreditares, ninguém 'compra' "
Eu acho que isto é o que a Música - e a Arte, em geral - tem de mais especial: este diálogo que acontece entre a minha Verdade e a Verdade de quem me ouve. Não necessariamente são a mesma, mas há algum ponto de encontro entre o que eu expresso e o que o ouvinte acolhe. Para mim, a coisa mais especial de tocar para os outros é estabelecer esta ponte. Porque esta ponte mostra-nos que, para lá das nossas eventuais diferenças, o que nos une é mais forte. Quando se emocionam com a minha música, sinto que contribuí de uma forma positiva para o mundo que me rodeia, porque acredito que estamos aqui para nos inspirar uns aos outros, estamos aqui para espalhar amor, e a Arte é uma das formas mais amorosas de nos expressarmos. "Os músicos são mestres do Amor: cada nota que tocam é feita com amor." (Paul Tortelier, violincelista). Por transcender a limitação das palavras, é um encontro de sensibilidades: a minha Verdade fala à do ouvinte. De alguma forma, aquilo que sou e que transborda na música, conversa com aquilo que o ouvinte é e para o qual desperta ao mergulhar na música. Wynton Marsalis (trompetista) disse uma vez a alunos "se tocam pelos aplausos, é isso apenas que vão ter". Em tudo o que fizer na vida, não procure validação, bajulação, recompensa, procure o Encontro. Inspire-se para inspirar os outros, entregue o seu melhor para fazer do mundo um lugar melhor. Derrame amor em tudo o que fizer, pois é esse o elo que nos une, e é essa a linguagem da nossa alma.

Sem comentários:

Enviar um comentário