sábado, 25 de fevereiro de 2023

56-365





A seleção portuguesa de futebol feminino vai, pela primeira vez, participar de um Campeonato do Mundo!

Nesse ponto, eu sempre senti que nasci no tempo errado. Quando eu era miúda, adorava jogar futebol! (Ainda adoro, admito.) Era, sem dúvida, uma das minhas coisas favoritas. Naquela época, eu era uma das únicas meninas que gostava de jogar futebol e, na escola, passava os intervalos a jogar com os meninos. Modéstia à parte, jogava tão bem quanto a maioria deles. Os meninos da minha turma nunca se importaram que eu participasse. Incluiam-me. Os meus pais também nunca se preocuparam com isso. Se achavam estranho, nunca, em momento algum, o exteriorizaram. Sempre respeitaram os meus gostos, a minha maneira de ser, e sou-lhes grata por isso. Aliás, a minha mãe, com uma dose considerável de sacrifício, acordava cedo no sábado para me levar aos treinos na  escola de futebol que frequentei por um tempo - onde, mais uma vez, era uma das poucas meninas - e o meu pai jogava comigo e com o meu irmão nos parques e quadras sem o menor complexo que se lhe percebesse. Até à adolescência, ninguém fazia pouco de mim por eu ser uma menina-maria-rapaz. O meu irmão também nunca se mostrou preocupado de jogar comigo na escola ou nos treinos dele - aliás, costumamos brincar que eu é que lhe ensinei os primeiros pontapés na bola. Depois houve um período em que alguns colegas na escola me provocavam "a Joana é 'macha': joga futebol!" Eu, claro, não gostava, mas não deixava de jogar por causa dessas brincadeiras e comentários infelizes.

A única equipa que integrei foi a do futsal da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Foi uma das melhores coisas que me aconteceu naquela faculdade! Era um ambiente espectacular, de companheirismo, diversão, amizade. Guardo com carinho aqueles anos de convivência e o quanto nos divertíamos a jogar à bola!
Fico feliz de ver que, hoje em dia, as meninas podem jogar sem qualquer constrangimento, sem estarem sujeitas a pré-conceitos, pré-julgamentos. Ainda hoje, no torneio da escola do meu filho, o futsal foi jogado com equipas mistas e uma das meninas destacou-se pelo talento.
Que bom que hoje as meninas podem sonhar com jogar em grandes equipas e, algumas delas, chegam a viver o sonho de representar o país a jogar um Campeonato do Mundo! Aos poucos, estamos, felizmente, a caminhar para um mundo em que somos mais livres para sonhar e viver os nossos sonhos, fora das incómodas "caixinhas" do que "é de menino" e do que "é de menina". 

Sem comentários:

Enviar um comentário