terça-feira, 28 de fevereiro de 2023

O que Jesus faria (6)

Jesus abordou muitas vezes a questão de como nos relacionarmos uns com os outros. É assunto central dos seus ensinamentos. Sempre pregou o entendimento, a entreajuda, a empatia. Na base de tudo isso, está uma qualidade essencial: a humildade. Só quem olha para si mesmo, quem reconhece os seus próprios erros, falhas ou defeitos, pode criar uma abertura para realmente ver o outro. Eu percebo em mim, eu melhoro em mim, para depois poder acolher o outro. Aquela velha máxima: aquilo que eu não gosto no outro, não replico, aquilo que eu não gostaria que me fizessem, eu não faço, aquilo que eu admiro no outro, cultivo em mim. No Sermão da Montanha há uma passagem muito conhecida que é emblemática disso: "E por que reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão e não vês a trave que está no teu olho?" É preciso humildade para olhar para as suas "traves" e coragem para as retirar. Só depois, poderemos gerar a empatia para tentar ajudar o nosso irmão com o argueiro dele. É muito fácil julgar os outros, notar as falhas no outro, criticar, mas "Não julgueis, para que não sejais julgados, porque com o juízo com que julgardes sereis julgados (...)" Cultive a humildade, e as suas relações florescerão.

Sem comentários:

Enviar um comentário